Discípulo do Mestre de Nazaré e também escritor, articulista, professor e administrador (detalhes).

terça-feira, 15 de agosto de 2017

O DOMÍNIO É DE DEUS




A natureza e todas as coisas criadas estão sob o domínio de Deus
“E este negócio também pareceu mau aos olhos de Deus; por isso feriu a Israel. Então disse Davi a Deus: Gravemente pequei em fazer este negócio; porém agora sê servido tirar a iniquidade de teu servo, porque procedi mui loucamente. Falou, pois, o Senhor a Gade, o vidente de Davi, dizendo: Vai, e fala a Davi, dizendo: Assim diz o Senhor: Três coisas te proponho; escolhe uma delas, para que eu ta faça. E Gade veio a Davi, e lhe disse: Assim diz o Senhor: Escolhe para ti, ou três anos de fome, ou que três meses sejas consumido diante dos teus adversários, e a espada de teus inimigos te alcance, ou que três dias a espada do Senhor, isto é, a peste na terra, e o anjo do Senhor destrua todos os termos de Israel; vê, pois, agora, que resposta hei de levar a quem me enviou. Então disse Davi a Gade: Estou em grande angústia; caia eu, pois, nas mãos do Senhor, porque são muitíssimas as suas misericórdias; mas que eu não caia nas mãos dos homens. Mandou, pois, o Senhor a peste a Israel; e caíram de Israel setenta mil homens” (1 Crônicas 21:7-14).
Que Deus é esse que conduz todas as coisas e que tem nas suas mãos o poder de matar e de dar a vida? Neste texto usado como referência para esta reflexão, vemos que Deus tinha sob seu controle os elementos da natureza (fome e seca – domínio do clima), a lâmina da espada dos inimigos do povo de Deus (derrota bélica – controle do alcance e da efetividade das armas inimigas) e a peste sobre a terra (doença e morte – ação direta de Deus, por meio do seu anjo). Anote isso: Deus tem tudo sob o seu controle. Jesus disse que nem um fio de cabelo da nossa cabeça cai se Deus não o permitir (confira Lucas 21:18 e 2 Samuel 14:11).
Precisamos aprender que o Reino pertence a Deus, como nos ensina Daniel: “Esta sentença é por decreto dos vigias, e esta ordem por mandado dos santos, a fim de que conheçam os viventes que o Altíssimo tem domínio sobre o reino dos homens, e o dá a quem quer, e até ao mais humilde dos homens constitui sobre ele” (Daniel 4:17).
Apesar do seu pecado, Davi sabia que Deus era diferente dos homens e que, por isso, usaria de misericórdia. Este conhecimento preservou Davi de dores adicionais. Deus é o soberano absoluto sobre tudo o que se nomeia no Céu e na Terra, justo na exata proporção do termo, mas com ele está a misericórdia, para com os que o temem e o buscam. Davi aprendeu que era melhor cair na mão de Deus, do que nas mãos dos homens. Veja que foi uma sábia decisão, porque os homens costumam se exceder no castigo, mas Deus nunca se excede e, pelo contrário, quando sensibilizado pela oração e humilhação do filho arrependido, atenua o juízo.
Aprendemos também neste texto, apesar de duro e rígida disciplina, que Deus corrige a quem ama. A ação de Deus foi uma dura reprimenda contra Davi, mas o povo foi quem pagou o preço. Todavia, não há como negar que Davi sofreu vendo pessoas inocentes sendo vitimadas pela peste, sabendo que ele, enquanto rei, era o verdadeiro causador daquela tragédia. Talvez do ponto de vista humano e lógico não encontremos explicação para a forma como Deus executou seu juízo, mas sabemos que o Senhor é sempre justo e perfeito em seus caminhos. De qualquer forma, fica a lição: Deus não deixa passar em branco o pecado. Justamente a quantidade do povo, que havia sido recenseado por Davi, na qual ele aparentemente colocava sua confiança, foi drasticamente reduzida. Isso Deus faz para que aprendamos a confiar nEle para ter vitória em nossas pelejas. A nossa fé precisa estar em Deus. E a Escritura corrobora essa visão, quando diz que “tudo o que não é de fé é pecado” (Romanos 14:23).

Nenhum comentário:

Postar um comentário