Discípulo do Mestre de Nazaré e também escritor, articulista, professor e administrador (detalhes).

domingo, 20 de outubro de 2013

Trabalho e Prosperidade

Trabalhador de Engenho - Fortaleza/CE (fazendo rapadura de cana): foto tirada em 16/05/2013.
TRABALHO E PROSPERIDADE: "A bênção do Senhor é que enriquece; e não traz consigo dores" (Provérbios 10:22). "O Senhor empobrece e enriquece; abaixa e também exalta" (1 Samuel 2:7). Ainda que o trabalho diligente tenha a sua justa recompensa e que nos permita angariar alguns recursos, e mesmo que alguns poucos privilegiados cheguem a obter alguma fortuna, materialmente falando, não é este o propósito do trabalho e nem esta é a regra. O trabalho enobrece o homem, ajuda a construir o seu caráter e nos garante (ou deveria garantir) um salário digno ["Digno é o obreiro do seu salário": 1 Timóteo 5:18]. Usufruir as benesses do trabalho é um dom de Deus: "E também que todo o homem coma e beba, e goze do bem de todo o seu trabalho; isto é um dom de Deus" (Eclesiastes 3:13).
Mas A BÊNÇÃO DO SENHOR É QUE ENRIQUECE!!! O mesmo Deus que exalta, também abate; "ele fere, e as suas mãos curam" (Jó 5:18). Não há uma relação direta entre trabalho e prosperidade, à parte [fora] da bênção divina. A mão do diligente prospera quando Deus abençoa. É por isso que devemos honrar a Deus com o nosso melhor, oferecer-lhe as primícias do nosso fruto, atitude esta que demonstra nosso reconhecimento da bondade e da providência do Senhor: "O Senhor é o meu pastor e [por isso mesmo] nada me faltará" (Salmos 23:1).
"
Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois ele supre aos seus amados enquanto dormem" (Salmos 127:1-2).
PROSPERIDADE: "E o SENHOR estava com José, e foi homem próspero; e estava na casa de seu senhor egípcio. Vendo, pois, o seu senhor que o SENHOR estava com ele, e tudo o que fazia o SENHOR prosperava em sua mão [...] ele o pôs sobre a sua casa, e entregou na sua mão tudo o que tinha. E aconteceu que, desde que o pusera sobre a sua casa e sobre tudo o que tinha, o Senhor abençoou a casa do egípcio por amor de José" (Gênesis 39:2-5). Não esqueçamos: O ABENÇOADOR é Deus!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário