Discípulo do Mestre de Nazaré e também escritor, articulista, professor e administrador (detalhes).

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

O pecado além do óbvio

Ser crente é uma coisa, ou ter cargo eclesiástico, mas ser de Deus é outra. Nem todos os que dizem "Senhor, Senhor!" entrarão no Reino de Deus. Uma coisa é ter religião, outra coisa é ter o Espírito Santo. 


E muitos já foram ludibriados pelo engano do pecado [que domina a carne] e não sabem. E pecado, neste contexto, não é apenas o ato ilícito, ou a omissão de fazer o bem, mas a entronização do ego, a tentação do poder, o desejo de ser tido como importante, pertencer a uma classe de poucos iniciados, participar de rituais secretos, ostentar privilégios, etc. Talvez por isso é que muitos homens (e alguns que se dizem cristãos) sintam-se tão tentados a fazer parte de grupos secretos, ordens, associações ocultistas e tantos outros grupos fechados que misturam religião, filosofia e trabalho.

Por trás disso tudo está o coração exaltado, inflado e insuflado pelo Pai da Mentira. Afinal, o mundo jaz no Maligno. E "ser grande" neste mundo é um valor, um diferencial perseguido. "Mas vós não aprendestes assim a Cristo" (Efésios 4:20). "Mas entre vós não será assim; antes, qualquer que entre vós quiser ser grande, será vosso serviçal; e qualquer que dentre vós quiser ser o primeiro, será servo de todos. Porque o Filho do homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos" (Marcos 10:43-45).
A verdade é que o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos (2 Coríntios 4:4); não entendem, não alcançam, não enxergam; "todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis" (Romanos 3:12a). Buscam honra entre os homens e não a que vem de Deus. Querem glória para si; porém não glorificam a Deus.

Mas quando soprar o hálito do Todo-Poderoso, que homem ou erva subsistirá? "Porque toda a carne é como a erva, e toda a glória do homem como a flor da erva. Secou-se a erva, e caiu a sua flor" (1 Pedro 1:24). "Seca-se a erva, e cai a flor, soprando nela o Espírito do Senhor. Na verdade o povo é erva" (Isaías 40:7).

Portanto, "sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar, ao qual resisti firmes na fé [...]" (1 Pedro 5:8,9).

Nenhum comentário:

Postar um comentário