Discípulo do Mestre de Nazaré e também escritor, articulista, professor e administrador (detalhes).

sexta-feira, 26 de abril de 2013

JESUS: Luz da Vida, Sol da Justiça, Lâmpada de Deus

Montanhas sob o sol vespertino: Cercanias de Jerusalém (2010)
"[...] e a cidade de ouro puro, semelhante a vidro puro. E os fundamentos do muro da cidade estavam adornados de toda a pedra preciosa [...]" (Apocalipse 21:18,19). Quando lemos este trecho do Apocalipse, pensamos na riqueza da Jerusalém Celestial e, naturalmente, somos levados a pensar no valor dos bens materiais, sua beleza tangível, como se nada os sobrepujasse.
Mas uma leitura mais atenta vai mostrar que a glória da cidade não estava no ouro e nem nas pedras preciosas. A sua luz e glória emanam do próprio Deus, em cuja presença há abundância de alegria. Diante dele, todos os esplendores (vãos e terrestres, como diz o hino) se desvanecem. "E a cidade não necessita de sol nem de lua, para que nela resplandeçam, porque a glória de Deus a tem iluminado, e o Cordeiro é a sua lâmpada" (Apocalipse 21:23).
A nossa lâmpada, a fonte de luz verdadeira que ilumina todo o nosso caminho, é o Cordeiro de Deus, Jesus Cristo, aquele que foi morto, mas reviveu. O que se humilhou até à morte (e morte de cruz), porém Deus o exaltou e lhe deu um nome que está acima de todo nome. Quando viu a manisfestação do Filho de Deus, João reconheceu que "ali estava a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo" (João 1:9).
Em sua trajetória iluminada, Jesus proferiu palavras de vida eterna, e o fez com tanta autoridade e maestria que Pedro exclamou: "Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna!" (João 6:68).
Muitos querem se apropriar do ouro que perece, das jóias que envaidecem, do brilho do cristal - que fiquem com eles. Mas em Deus, somente, há riquezas e delícias perpetuamente, valores que não murcham, glória que não se ofusca, alegria que não se finda. Jesus mesmo nos confirmou que Deus é LUZ e nele não há treva nenhuma. É isso mesmo! Se o caminho está escuro e parece que o fulgor da vida já se apaga, busque comunhão com Deus. Achegue-se ao Pai das Luzes e descubra, como Davi, que "pelo resplendor da sua presença brasas de fogo se acenderam" (2 Samuel 22:13).
O fogo do Espírito Santo não se apagou! Há vida em Deus para você! Há calor e aconchego em seus braços! Há chamas que ardem, mas que não consomem, como a sarça que Moisés viu no deserto. Viu e estranhou, porque o arbusto não se consumia... mas quando se aproximou para ver que fenônemo era aquele, ouviu uma voz: "Tira as sandálias dos teus pés, porque o lugar em que te encontras é uma terra santa" (Êxodo 3:5).
Precisamos nos aproximar de Deus, mas não podemos nos achegar de sandálias sujas, porque na presença do Senhor há santidade! "[...] a santidade convém à tua casa, SENHOR, para sempre" (Salmos 93:5). Portanto, "cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa" (Hebreus 10:22). 
Cheguemo-nos... (a direção é esta). E mesmo sabendo que não podemos nos chegar a Deus de qualquer maneira, não vamos permanecer longe dele. Não nos apartemos do Senhor! Quando ele faz a ferida, quando nos corrige é por amor, mas ele mesmo provê a cura: "Vinde, e tornemos ao SENHOR, porque ele despedaçou, e nos sarará; feriu, e nos atará a ferida" (Oséias 6:1).
Não é propósito de Deus nos manter apartados da sua presença, ainda que seja uma presença santa, gloriosa, poderosa, maravilhosa! Deus nos criou para termos comunhão com ele no Espírito. E assim pregamos a todos os homens esta palavra de reconciliação, por meio de Jesus Cristo, o anunciador de Boas Novas, a luz que se manifestou para por fim às trevas da nossa ignorância espiritual. E, nessa missão, fomos chamados "para lhes abrires os olhos, e das trevas os converteres à luz, e do poder de Satanás a Deus; a fim de que recebam a remissão de pecados" (Atos 26:18).
"Porque Deus, que disse: Das trevas brilhará a luz, é quem brilhou em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo" (2 Coríntios 4:6). Como disse o profeta Malaquias (4:2): "Mas para vós que temeis o meu nome nascerá o SOL DA JUSTIÇA e salvação trará debaixo das suas asas". Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário