Discípulo do Mestre de Nazaré e também escritor, articulista, professor e administrador (detalhes).

sábado, 27 de abril de 2013

A Imutabilidade de Deus



Deus não muda. Ao contrário das coisas imperfeitas ou em construção, que para evoluir precisam mudar, Deus é - sempre - o Grande "Eu Sou". Ele continua sendo um Deus Santo, Piedoso, Misericordioso (ainda bem): "Porque eu, o SENHOR, não mudo; por isso vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos” (Malaquias 3:6).
A imutabilidade de Deus, portanto, é um dos seus atributos mais evidentes: "Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação" (Tiago 1:17). "Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente" (Hebreus 13:8).
Deus é sempre o mesmo. Nós é que mudamos, somos inconstantes às vezes, nos deixamos oscilar como as ondas do mar: "...aquele que duvida é semelhante à onda do mar, que é sublevada e agitada pelo vento" (Tiago 1:6).
Ora, precisamos amadurecer, crescer: "para que não mais sejamos meninos, inconstantes, levados ao redor por todo vento de doutrina..." (Efésios 4:14); "Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor" (1 Coríntios 15:58).
Deus não muda: o que era santidade no passado continua sendo santidade hoje. O que agradava ao Senhor na época de Abraão, Isaque e Jacó é exatamente aquilo que o agrada ainda hoje. Também o que Deus abominava no passado, continua a abominar hoje. Mudam os costumes, os tempos, a tradição, os hábitos, mas os princípios e os valores da eternidade são, como Deus, imutáveis e inalienáveis: "Ora, o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus, permanece para sempre" (1 João 2:17).
A Palavra do Senhor reflete o seu caráter. Como tal, ela também não muda. Precisamos estar atentos, porque o mundo, os costumes, a cultura, as tradições - tudo isso muda - mas Deus está acima da temporalidade do mundo; as suas palavras são eternas: "Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras jamais passarão" (Mateus 24:35).
Se Deus falou, obedeça; se prometeu, acredite; se deu ordem, faça; se mandou ir, então vá. Nele há segurança! " ...porque o Senhor Deus é uma rocha eterna" (Isaías 26:4b).

Nenhum comentário:

Postar um comentário