Discípulo do Mestre de Nazaré e também escritor, articulista, professor e administrador (detalhes).

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Deus de Paradoxos!



Recebi dia desses uma mensagem sobre os paradoxos da vida que me permitiram constatar que muitas coisas do nosso mundo real fogem à lógica humana, o que não significa dizer que não têm sentido. Também não significa dizer que tudo no mundo segue a regra do paradoxo, mas que provavelmente, pegando carona com Pascal, há razões que a própria razão desconhece. Aquela mensagem acabou me instigando a uma reflexão bíblica, que passo a compartilhar com os leitores.

E para sacudir logo as concepções antropocêntricas com um tratamento de choque, quero afirmar o seguinte: Nós temos um Deus de paradoxos! O homem natural, por mais sábio que seja, não entende isso. A sabedoria deste século não alcança os mistérios da Eternidade, mas Deus no-los tem feito conhecer pelo Seu Espírito. Para o mundo, os paradoxos serão sempre paradoxos. Para os espirituais, os paradoxos fazem muito sentido; eles representam (até certo ponto) a lógica do sobrenatural, reconhecendo nós que o discernimento é dom de Deus.

Falando de paradoxos, a semente da fé germina justamente naquele ponto onde não se percebe excrescência ou volume indicativo de condições propícias. Aquilo que Deus tem preparado para sua vida, as promessas, os projetos... prescindem todos do que você vê neste exato momento; do tempo que você julga oportuno; independem da sua ajuda ou do famoso "jeitinho brasileiro". Descanse em Deus, porque "ainda um pouco de tempo - sem dúvida, bem pouco -, e o que há de vir virá e não tardará" (Hebreus 10:37).

Será que faz sentido para você assentir que muitas coisas não alcançadas pela imaginação do mais genial inventor podem, às vezes, ser muito claras na cabeça de uma criança? "Naquela mesma hora exultou Jesus no Espírito Santo, e disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos; sim, ó Pai, porque assim foi do teu agrado" (Lucas 10:21).

Há caminhos que levam os homens à perdição, mas também há estrada que conduz até mesmo os loucos à remissão: "E ali haverá uma estrada, um caminho que se chamará o caminho santo; o imundo não passará por ele, mas será para os remidos. Os caminhantes, até mesmo os loucos, nele não errarão" (Isaías 35:8).

Há coisas que nos cercam e são deslumbrantes, embora a maioria de nós nunca as tenha percebido - coisas acessíveis, mas ainda não descobertas, nem catalogadas ou incorporadas aos compêndios da cultura humana. Porém há coisas imarcescíveis, além da lógica e do paradoxo humanos, que ainda vão se manifestar, das quais temos somente um vislumbre, totalmente ocultas ao mundo: "Mas, como está escrito: As coisas que olhos não viram, nem ouvidos ouviram, nem penetraram o coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam. Porque Deus no-las revelou pelo seu Espírito; pois o Espírito esquadrinha todas as coisas, mesmos as profundezas de Deus. Pois, qual dos homens entende as coisas do homem, senão o espírito do homem que nele está? Assim também as coisas de Deus, ninguém as compreendeu, senão o Espírito de Deus. Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, mas sim o Espírito que provém de Deus, a fim de compreendermos as coisas que nos foram dadas gratuitamente por Deus" (1 Coríntios 2:0-12).

Alegre-se!!!! É pela graça. Valorize o que você tem recebido de Deus, gratuitamente: coisas inacessíveis e extraordinárias demais para o mundo. É neste mistério que milita a Igreja vitoriosa, cada dia, todos os dias, ininterruptamente. Ainda que ninguém compreenda você; ainda que não saibam que somos herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo e que os dons do Pai excedem às maiores riquezas do mundo. Ainda que os homens sem Deus não consigam ir além da superfície e sejam guiados pela aparência das coisas, pelo deus deste século... Nós, todavia, somos guiados pelo Espírito Santo e convidados para experimentar as profundezas de Deus, as quais Ele compartilha generosamente com aqueles "que o amam". Você ama a Deus?

Regozije-se!!! Tem muita coisa preparada para você, coisas insondáveis, maravilhosas demais. Você nem imagina! Ainda não subiram ao coração de homem algum. Coisas tremendas que ouvidos nunca ouviram e que olhos humanos ainda não vislumbraram. Tem muita glória irmão! Deixe o Espírito de Deus falar, deixe Ele lhe revelar as profundidades da riqueza e da sabedoria de Deus. Tem muita coisa por vir, milagres vão acontecer, alimento do Céu vai cair sobre a tua vida como o maná no deserto, revelações da Eternidade estão sendo derramadas sobre a Igreja, águas que procedem do trono Deus. Vamos fazer a nossa parte: "Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes" (Jeremias 33:3).

Mas não esqueça: "Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos" (Filipenses 4:4).

Nenhum comentário:

Postar um comentário